Conheça a forma correta para realizar a transferência do seu veículo

Saber como transferir veículo é algo muito importante para você que possui acabou de comprar um carro ou ainda deseja adquirir, isto porque, a partir do momento em que você sabe alguns fatores sobre a transferência, você é capaz de tomar frente do negócio e não deixar ser passado para trás por ninguém.

Quando você realiza a compra de um veículo, provavelmente você se sente satisfeito e realizado por estar concretizando mias um sonho em sua vida, mas, mesmo que seja satisfatório, sempre tem a parte burocrática. No entanto, para evitar problemas e futuras dores de cabeça é preciso que você fique sempre atento e preste muita atenção no momento em que está transferindo o veículo para o seu nome.

Focado neste assunto, separamos algumas informações que mostrarão a você tudo o que precisa para transferir um veículo e como isso acontece. Entenda como transferir veículo e o que precisa?

Como Transferir um Veículo?
Como Transferir um Veículo?

A transferência de qualquer veículo seja ele carro, motocicleta, caminhão ou qualquer outro, exige uma porção de procedimentos e estes podem ser feitos por você mesmo, ou também por um despachante onde cobrará pelo serviço oferecido a você. O primeiro passo que deve ser tomado é reconhecer firma no cartório por autenticidade do vendedor e do comprador do veículo. Desta forma, você precisa levar o CRV (Certificado de Registro de Veículo) até o cartório e lá será feito o procedimento.

Aprenda ainda como realizar a Consulta Seguro DPVAT 2022 e saber quanto será o valor do seu imposto, para que assim, você possa se organizar e não deixar de pagar nenhuma taxa obrigatória.

Caso o proprietário do veículo seja de outro estado e um exemplo, se mude para Minas, ele deverá alterar o endereço do cadastro do veículo, emitindo assim, um novo CRV e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Além disso, outro ponto que deve ser observado é quando o veículo é alienado. Neste caso, esta observação deverá constar no sistema de DETRAN. Após analisar essas duas situações e fazer o reconhecimento de firma, então, está na hora de ir para o próximo passo.

A partir do dia que foi feito o reconhecimento de firma, você tem 30 dias para poder transferir o veículo para o seu nome, caso isso não aconteça, você terá que pagar uma multa de classificação grave, onde aplica 5 pontos em sua CHN. Neste período, você precisa ir até uma agência bancária e pedir para que chequem se há algum debito pendente sobre IPVA, DPVAT ou multas, pois se conter alguma conta pendente não consegue realizar a transferência.

Após isso, é preciso que o veículo passe por uma vistoria realizada pelo DETRAN ou por outras empresas associadas a ele. O agendamento da vistoria em alguns estados é obrigatório e só pode ser agendado depois de ter realizado o pagamento da taxa de transferência, que você encontra no site do DETRAN ou em despachantes.

Depois de conferido e visto que está tudo em dia, então prepare os seus documentos, você vai precisar de: CPF, RG, CHN, CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado pelo vendedor e já com a firma reconhecida, Comprovante de residência o qual deve estar com o seu nome e ser recente, Laudo de vistoria feita pelo DETRAN e Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência e leve tudo até o despachante mais próximo de você.

No despachante o processo será desenvolvido e logo o veículo estará em seu nome, então, se você comprar um carro, siga nossos passos de como transferir veículo e tenha o seu veículo em seu nome, porém preste muita atenção em todos os passos que citamos para que não lhe de problemas futuros, certo?

Transferir um veículo hoje em dia se tornou fácil, afinal de contas são muitos os meios que podemos consultar para que o processo seja realizado de forma correta. O que achou deste artigo onde mencionamos como transferir veículo? Se você se interessou, deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como transferir os seus veículos. É um pouco demorado o processo, mas vale a pena!


Leave a Reply